Eu preciso criar um sistema, ou ser escravizado pelo de outro homem. Eu não vou raciocinar e comparar; meu negócio é criar.

- William Blake

Thursday, June 25, 2020

D&D - O que comprar em 2020?

A Galápagos Jogos, que trouxe o D&D 5a edição para o Brasil, divulgou seu calendário de lançamentos para 2020.

Segue um guia completo de todos os lançamentos de D&D 5e em português, com comentários e recomendações de compras.

Prepare sua carteira e me deixe te ajudar a escolher!

Se preferir em vídeo, aqui vai:


Tá aqui a lista:

Aventuras para a 5a Edição: Volumes 1 ao 12
(inédito)
Julho de 2020

Tome of Beasts - Bestiário Fantástico, Volume 1
(inédito)
Agosto de 2020

Dungeon Master´s Guide: Livro do Mestre
(inédito)
Agosto de 2020

Player´s Handbook: Livro do Jogador
(terceiro print)
Setembro de 2020

Minitomos: Magias Arcanas, Clérigo, Paladino, Bardo, Druida, Guardião
(inédito)
Setembro de 2020

Starter Set: Kit Introdutório
(segundo print)
Setembro de 2020

A Maldição de Strahd + Dungeon Master´s Screen: A Maldição de Strahd + Baralho de Tarokka: A Maldição de Strahd
(inédito)
Outubro de 2020

O Guia de Xanathar para Todas as Coisas
(inédito)
Outubro de 2020

Monster Manual: Livro dos Monstros
(segundo print)
Outubro de 2020

* Lançamento especial do universo D&D *
(inédito)
Outubro de 2020

Guia do Aventureiro para a Costa da Espada
(inédito)
Novembro de 2020

Descida ao Avernus + Dungeon Master´s Screen: Descida ao Avernus
(inédito)
Novembro de 2020

Eberron: Das Cinzas da Última Guerra + Dungeon Master´s Screen: Eberron: Das Cinzas da Última Guerra
(inédito)
Dezembro de 2020

Tumba da Aniquilação + Dungeon Master´s Screen: Tumba da Aniquilação
(inédito)
Janeiro de 2021

Se você ainda não sabe o que comprar primeiro, segue aqui meu guia, em 5 partes.

Vou focar nos RPGs, ignorando os jogos de tabuleiro.

1) Primeiro, temos os 4 produtos principais da 5ª edição. 

Já falei de cada um deles nesse blog:

- Starter Set: Kit Introdutório (segundo print) - Setembro de 2020
- Player´s Handbook: Livro do Jogador (terceiro print) - Setembro de 2020
- Monster Manual: Livro dos Monstros (segundo print) - Outubro de 2020
- Dungeon Master´s Guide: Livro do Mestre (inédito) - Agosto de 2020

Aqui a receita é fácil: se for iniciante, ou se for comprar UM só produto, vá no Kit Introdutório, que tem personagens prontos e uma pequena campanha que vai preencher umas sete a doze sessões.

O segundo produto a comprar é o Player´s Handbook: Livro do Jogador. O terceiro é o Livro dos Monstros. Sem esses dois você não consegue fazer muita coisa (embora dê pra jogar sem o livro dos monstros se precisar).

Daí vem o Livro do Mestre. Você consegue jogar sem ele, mas ele é bem útil. Eu deixaria esse em segundo plano por quanto a não ser que você queira criar suas próprias aventuras.

2) Quando você tiver pelo menos o livro do jogador e dos monstros, e já tiver jogado a aventura do kit introdutório (ou decidido pular esse kit), você vai procurar mais aventuras ou campanhas.

Aqui você tem quatro opções. Escolha só UMA para começar - possivelmente, vai te tomar um ano pra jogar a campanha inteira. São elas:


Aventuras para a 5a Edição: Volumes 1 ao 12

Essas são aventuras curtinhas da Goodman Games (não é D&D "oficial"). É um material ideal pra quem quer um jogo rápido, que não exige muita preparação. Eu não joguei as aventuras mas gosto do material da Goodman Games, e gosto bastante do Michael Curtis que é o autor de algumas aventuras.



A Maldição de Strahd + Dungeon Master´s Screen: A Maldição de Strahd + Baralho de Tarokka: A Maldição de Strahd

Uma campanha com tema gótico, em que os jogadores enfrentam um vampiro em sua terra amaldiçoada. Tem um estilo bem sandbox, em que os PJs são livres para explorar. Ela é escrita de um jeito meio confuso, então vale a pena ler com cuidado antes de jogar. Mas é uma ótima campanha, eu certamente recomendo - é minha preferida no momento.

No entanto, eu NÃO compraria o Dungeon Master´s Screen nem Baralho de Tarokka antes de comprar outros livros. Você definitivamente não precisa deles pra jogar, e não acho que sejam muito úteis - são itens de colecionador, na minha opinião (e, sinceramente, eu nem recomendo usar esses "escudos de mestre", mas daí vai do gosto de cada um).

O mesmo vale para os demais Dungeon Master´s Screen, então vou pular esses produtos. Vou falar de todos os demais acessórios no final.



Descida ao Avernus

Uma campanha épica em que os PJs descem até o inferno e enfrentam demônios poderosos. Um livro muito bonito e cheio de monstros interessantes. Ela é um pouco mais linear que A Maldição de Strahd - os PJs não tem tanto espaço para explorar. E o início da aventura é meio fraco, na minha opinião.



Tumba da Aniquilação

Essa sai só em janeiro de 2021, mas é uma campanha bem interessante, numa floresta tropical infestada de monstros (de goblins a dinossauros) e cheia de mortos-vivos. O tema é de exploração, meio "indiana jones". Tem uma estrutura parecida com A Maldição de Strahd, os PJs podem explorar a ilha como quiserem. Gosto bastante dessa também.

3) Depois que você já tiver jogado pelo menos uma campanha (ou várias aventuras) você provavelmente vai querer ter mais opções de jogo.

Nesse ponto, vale a pena comprar o Livro do Mestre se você ainda não tiver comprado.

Se já tiver comprado o livro do mestre, tem outros livros para expandir as opções de jogo.


O Guia de Xanathar para Todas as Coisas

Esse livro tem UM MONTE de opções para personagens - novas subclasses, novas magias, poderes, etc. Tem várias ideias para criar a história pregressa dos PJs, geradores de nomes, etc. Tem muitas ferramentas úteis para mestres também.



Tome of Beasts - Bestiário Fantástico, Volume 1

Um livro de monstros, que segue exatamente a mesma estrutura do Livro dos Monstros, mas tem UM MONTE de monstros novos, interessantes e inusitados.

É um livro MUITO bonito e bem feito.

Eu gosto muito... mas tenho que admitir que NÃO é um livro que você use muito, a não ser que queira criar suas próprias aventuras, pois as aventuras já criadas sempre trazem novos monstros, e o Livro dos Monstros já tem monstro suficiente para usar por ANOS.

Ou seja, é um belo livro - mas é um luxo.

Então, entre esses dois, eu pegaria o Xanathar, porque você vai usar um pouco mais.

4) Nesse ponto, talvez você queira conhecer um CENÁRIO de D&D - um "mundo" para jogar suas aventuras

Aqui, na minha opinião, vale mais a pena se você for um jogador mais experiente, que queira criar suas próprias campanhas.

Aqui novamente você tem duas opções de livro.


Guia do Aventureiro para a Costa da Espada

Esse livro descreve a Costa da Espada - um pedaço de Faerûn, no mundo de Forgotten Realms. Um cenário bem traditional de D&D, Forgotten Realms, criado por volta de 1967 e publicado em 1987 pela primeira vez. Foi usado em vários produtos, inclusive diversos jogos para PC. A costa da espada é uma parte de Faerûn que contém a cidade de Baldur's Gate - que aparece em Descida ao Avernus. A aventura do Kit Introdutório também se passa em Faerûn.

O livro também traz algumas (poucas) opções interessantes para personagens. Eu confesso que por não ser muito fã de Forgotten Realms eu não dei tanta atenção pra esse livro, então não posso recomendar nem criticar muito.


Eberron: Das Cinzas da Última Guerra

Eberron é um cenário de campanha diferente, bem mais moderno - com trens, transporte aéreo, jornais, espionagem, etc. Também tem várias características únicas: PCs autômatos (os warforged), halflings cavalgando dinossauros, e assim por diante. O livro em si é interessante de ler, embora eu tenha gostado mais do Ravnica - que ainda não deram data pra lançar em português.

Para personagens, o que eu mais gostei foi da classe Artificer - um personagem "criador" de robôs, itens, armaduras, etc. Algo como um Homem de Ferro ou semelhante.

Entre esses dois cenários, eu ficaria com o Eberron porque eu gosto dessa pegada mais "estranha"; se você gosta de algo mais tradicional, vale a pena conferir a Costa da Espada.

5) E os outros produtos?

Os demais produtos - telas de mestre, baralhos, etc. - são menos necessários. Podem ser legais, mas se você está procurando o que comprar primeiro, eu recomendaria comprar os livros.

Conclusão

Em resumo: comece pelo Kit Introdutório ou guia do jogador, depois livro dos monstros, e depois compre o do mestre ou pule direto para uma campanha de sua escolha. Com tudo isso em mãos, você já pode jogar anos... e daí vai ficar mais fácil escolher o que pegar em seguida.

Aproveitando, eu também tenho meu próprio lançamento de 2020! A versão digital já está disponível aqui. É em inglês, mas não exige conhecimento muito avançado. Mais informação aqui.



Embora seja inspirado no D&D 5ª edição, serve pra qualquer RPG (ou até pra escrever histórias, gerar cenários, etc.). A ideia do meu livro é te ajudar a criar seus próprios monstros. Se você gostar disso, acho que você vai usar MUITO; do contrário, valeria a pena só pra ver a arte (que ficou linda demais, é do meu amigo Rick Troula) e ler algumas ideias sobre como fazer o role-play dos monstros, etc.

Compre aqui!

Aliás, para mestres, eu tenho VÁRIOS livros coma  temática dark fantasy. É só dar uma olhada no link acima.

Qualquer feedback é bem-vindo! Valeu!

4 comments:

  1. Muito bem escrito e útil, obrigado.

    ReplyDelete
  2. Muito legal o seu guia. Tenho jogado aqueles livros da Jambô, que são aventuras interativas para uma pessoa só, e curtido bastante. Pretendo começar no d&d agora que estou mudando para uma cidade maior, vou comprar o players handbook de começo. Tenho um irmão de 12 anos que é bem criativo, existem aventuras que são possíveis de jogar com 2 pessoas? obrigado

    ReplyDelete
    Replies
    1. Valeu cara! Olha, dá pra jogar em duas pessoas sim, mas seria mais fácil ele criar dois ou três PCs.
      Eu sugiro começar com o kit introdutório, ele é muito legal! E depois passar para o Players.

      Delete