Eu preciso criar um sistema, ou ser escravizado pelo de outro homem. Eu não vou raciocinar e comparar; meu negócio é criar.

- William Blake

Monday, February 26, 2024

Sem D&D? Sem problema!

Entendo que muita gente tenha ficado chateada com a notícia de que não teremos mais D&D em português, ao menos por ora.

Estou aqui para lembrar que temos inúmeros RPGs em português, muitos tão bons ou melhores que esse, e deixar algumas dicas rápidas.

- A versão em português do SRD do próprio D&D ainda está disponível de maneira gratuita. Sinceramente, não precisa de mais nada para jogar 5e, o resto são opções de personagem, etc., que para mim não fazem falta.

- O Brasil tem alguns bons RPGs old school como Old Dragon e Caves & Hexes, muitas vezes com versões gratuitas também. Outras RPGs brasileiros que não conheço tão bem são: Tagmar (estou entregando minha idade, rs), Tormenta, Ordem Paranormal, Trevas, etc.


- Também temos bons RPG traduzidos. Aqui minhas principais recomendações são: Shadow of the Demon Lord e DCC RPG, dois jogos excelentes. Também temos CoC, Vampiro, Witcher, Conan, Guerra dos Tronos, etc.

- Parar de jogar D&D tem pelo menos três vantagens: conhecer novos RPGs, o que é sempre bom; ter acesso a material gratuito ou mais barato que o D&D; e parar de apoiar a WotC, que é uma empresa complicada por vários motivos (a discussão é longa e valeria um post específico, mas para começo de conversa... para quem apoiar uma empresa que não quer vender para os fãs brasileiros?).

Estou dizendo isso apenas para contar alternativas para quem não queira procurar material em inglês. Claro que aprender inglês tem várias vantagens, inclusive no mundo do RPGs.
Bons jogos!

No comments:

Post a Comment