Eu preciso criar um sistema, ou ser escravizado pelo de outro homem. Eu não vou raciocinar e comparar; meu negócio é criar.

- William Blake

Thursday, October 8, 2020

Baldur's Gate - Descida ao Avernus (resenha - D&D 5e)

Descida ao Avernus é a nova campanha de D&D 5a edição a ser lançada em português, junto com A Maldição de Strahd.

Se você preferir a resenha em vídeo, veja abaixo, no Canal Gong:


Em primeiro lugar, o que chama a atenção dessa campanha é o visual, que é muito impressionante para os padrões de D&D. As criaturas (em sua maior parte, ínferos de todo tipo), as cenas de ação e os mapas coloridos ao final do livro são todos muito bonitos. Eles incluíram até algumas páginas de concept art ao final, muito bem feitas.

Quanto ao conteúdo em si, o livro tem altos e baixos. Como em "Maldição de Strahd", Avernus descreve simultaneamente um cenário e uma campanha. 

A premissa da campanha é fantástica e empolgante. Tudo começa com uma cidade inteira (Elturel, "vizinha" de Baldur's Gate) sendo tragada para o plano infernal de Avernus. Os personagens deve descobrir o que causou a catástrofe, descer até os planos inferiores para tentar resgatar a cidade, explorar esse plano dirigindo automóveis infernais que lembram algo do filme Mad Max, enfrentar vários demônios e ao final encarar um anjo caído, com consequências cósmicas.

Um cidade suspensa sobre rios de lava, uma guerra eterna entre diabos e demônios (e anjos!), um pequeno sol ilumina uma cidade inteira até se tornar negro, mercados sobre máquinas gigantes se movendo numa paisagem mágica e desolada, uma cidadela inteira cercada de feridas e sangue... Essa é uma das campanhas mais épicas da quinta edição até agora. 

Só de folhar o livro já dá vontade de jogar nesse cenário. 

Mas nem tudo são flores nesse mar de espinhos infernal...


O livro pode ser dividido em dois "temas": a famosa cidade de Baldur's Gate, onde a campanha começa, e o próprio e Avernus, a primeira camada dos nove infernos de Forgotten Realms, onde a maior parte da campanha (dos níveis 5 ao 13) se passa. O mais estranho é que essas duas partes não se encaixam tão bem. É como se ele tivessem pego uma campanha bem interessante no Avernus e enfiado Baldur's Gate na história por alguma razão. 

Como você pode perceber, esse início da campanha em Baldur's Gate não me empolgou. A aventura é linear , previsível, sem muito espaço para escolhas dos personagens, que são obrigados na base da violência a seguir o roteiro da campanha, de uma maneira que não faz muito sentido. A própria cidade é usada de forma meio genérica e poderia ser substituída por outra cidade com facilidade. Após passar por algumas tavernas e dungeons, eles serão teletransportados para Avernus.


A segunda parte da campanha é muito mais interessante. O plano infernal é tratado com cuidado e criatividade. Os escritores fizeram um ótimo trabalho em retratar Avernus como um mundo com regras próprias, muito diferente do plano material. Ao mesmo tempo, a medida em que a campanha vai se encaminhando para o final, os personagens vão ganhando mais escolhas (embora não tantas) e o final da campanha é bem aberto.

Além disso, o livro traz um capítulo descrevendo Baldur's Gate, o que, novamente, é meio desnecessário no contexto da campanha. Esta seção traz algumas opções personagens interessantes, como segredos sombrios, mas esses segredos são subutilizados (seria mais interessante se esses segredos fossem explorados como pecados dentro do Avernus, por exemplo). 

Há apêndices descrevendo contratos diabólicos, automóveis Infernais, itens mágicos, e assim por diante.

Em suma: o livro traz um cenário muito interessante (Avernus) e uma campanha linear mas bastante épica. Além disso, traz uma introdução a Baldur's Gate que pode interessar quem quer conhecer essa cidade, embora não case tão bem com o resto nem seja extremamente interessante por si só. Com pequenos ajustes (principalmente no capítulo inicial, e talvez já começando na cidade e Elturel ANTES dela ser engolida) dá para transformar essa campanha numa experiência memorável.

No comments:

Post a Comment