No D&D 5e, os danos são divididos em treze categorias (fonte):
- Ácido. O jato ácido do sopro de um dragão negro adulto e as enzimas digestivas secretadas por um pudim negro, corroem a matéria, causando dano ácido.
- Contundente. Ataques de força e impacto — martelos, quedas, constrição e similares — causam dano contundente.
- Cortante. Espadas, machados e garras de monstros causam dano cortante.
- Elétrico. A magia relâmpago e o sopro de um dragão azul jovem causam dano elétrico.
- Energético. Também chamado de Força, a pura energia mágica, canalizada para causar dano. A maioria dos efeitos que causam dano energético são mágicos, incluindo mísseis mágicos e arma espiritual.
- Gélido. O calafrio infernal que emana da lança de um diabo do gelo ou a explosão congelante do sopro de um dragão branco jovem, causam dano gélido.
- Ígneo. O sopro de fogo de um dragão vermelho ancião e magias que invocam calor ou chamas, causam dano ígneo.
- Necrótico. O dano necrótico, causado por certos mortos-vivos e por magias como toque chocante, definha a matéria viva e até mesmo a alma.
- Perfurante. Ataques com objetos pontudos, como lanças e mordidas de monstros, causam dano perfurante.
- Psíquico. Habilidades mentais, tais como rajada psiônica, causam dano psíquico.
- Radiante. O dano radiante, causado pela magia coluna de chamas de um clérigo ou pela arma de um anjo, queima a carne como fogo e sobrecarrega o espírito com poder.
- Trovejante. Uma explosão massiva de som, como o efeito da magia onda trovejante, causa dano trovejante.
- Venenoso. Picadas venenosas e os gases tóxicos do sopro de um dragão verde adulto causam dano venenoso.
Mas qual a diferença, na prática? Bom, basicamente alguns tipos de danos são melhores (ou piores) contra algumas criaturas.
O dano contundente, por exemplo, é bom para enfrentar esqueletos: como eles são vulneráveis a esse tipo dano, o dano dobra contra eles. Já os elementais do fogo são IMUNES contra dano ígneo e venenoso, então eles não tomam NADA de dano nesses casos.
Funciona assim (fonte):
Algumas criaturas e objetos são muito difíceis ou muito fáceis de serem feridos com certos tipos de dano. O tipo de dano ao qual uma criatura é resistente é reduzido pela metade ao afetá-la, enquanto o tipo de dano ao qual uma criatura é vulnerável é dobrado.
Primeiro uma resistência, depois uma vulnerabilidade são aplicadas ao dano total, após rolados os dados e somados ou subtraídos quaisquer modificadores aplicáveis. Por exemplo, imagine uma criatura resistente a dano contundente, que sofre 25 pontos desse tipo de dano. Ao mesmo tempo, a criatura também está dentro de uma aura mágica que reduz todo e qualquer dano em 5. Os 25 pontos de dano são reduzidos em 5 e, depois, reduzidos à metade, de modo que a criatura recebe apenas 10 pontos de dano.
Múltiplas resistências ou vulnerabilidades que afetam o mesmo tipo de dano contam apenas como uma. Por exemplo, no caso de uma criatura resistente a dano ígneo e a todos os danos não-mágicos, o dano causado por fogo não-mágico é reduzido pela metade, e não em três quartos.
O Gabriel Anhaia, da comunidade de Facebook D&D 5E - RPG BRASIL, fez um levantamento legal com base em vários livros de monstros e chegou nesse resultado abaixo.
Eu só colori a tabela (no Excel) e resolvi dar uma "nota" para cada dano. É algo bem subjetivo, apenas para fins de comparação. Clique na tabela para visualizar melhor.
Não é uma ciência exata... Mas dá para ter uma boa ideia da "potência" de cada dano.
Qual o melhor tipo de dano? Provavelmente o energético, já que nenhuma criatura tem resistência contra ele. O radiante e trovejante também são muito bons.
Qual o pior tipo de dano? Com certeza o venenoso, tem uma porrada de criaturas resistentes e mais ainda que são completamente imunes.
Qual o melhor tipo de dano de armas? Entre cortante, perfurante e contundente, o último é ligeiramente melhor.
Veja que "dano mágico" não é um tipo separado de dano, mas uma outra classificação, paralela a esses 13 tipos.
O dano de uma arma mágica pode ser cortante, perfurante, contundente, outro qualquer (a Sunblade tem dano radiante) ou uma combinação (algumas espadas causam dano ígneo e cortante, por exemplo) - seja ela mágica ou não. Da mesma forma, o dano ígneo pode vir de uma fogueira ou de uma bola de fogo, etc.
Mt obg! <3
ReplyDeletemto interessante! só uma pergunta, como vc fez a nota? usando qual formula?
ReplyDeleteAcho que foi algo assim:
Delete=10-B17/100-C17/50+D17/100
Ou seja, comecei com 10, subtraí 1% por resistência, 2% por imundiade, e somei 1% por vulnerabilidade.
Muito útil, vim atrás só da lista dos tipos, e ganhei um baita bônus. Parabéns.
ReplyDeleteValeu!
DeleteUma pergunta, isso tudo só se aplica aos inimigos, e os jogadores são afetados de que forma por esses danos?
ReplyDeleteBoa pergunta! Não sei se alguém já fez essa conta, mas acho que segue um padrão parecido.
DeleteQual o nome de cada dano em inglês?
ReplyDeleteJá está na tabela! Acid - Ácido, etc.
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