Eu preciso criar um sistema, ou ser escravizado pelo de outro homem. Eu não vou raciocinar e comparar; meu negócio é criar.

- William Blake

Friday, August 13, 2021

Explicando D&D: vantagem e desvantagem

Vantagem e desvantagem são mecânicas introduzidas oficialmente no D&D na 5ª edição. Como diz o DRS:

Vantagem e Desvantagem

Às vezes, uma habilidade especial ou magia lhe conferem vantagem ou desvantagem em um teste de atributo, salvaguarda ou jogada de ataque. Quando isso ocorre, você realiza o teste ou jogada com 2d20, e usa o maior dos dois resultados, se tem vantagem, ou o menor, se tem desvantagem. Por exemplo, caso tenha desvantagem e obtenha duas jogadas de 17 e 5, deve usar o 5. Se, em vez disso, tem vantagem, e tira esses mesmos números, deve usar o 17.

Mas quanto isso te ajuda, exatamente, na hora de rolar os dados? 

Bom, aqui está uma comparação rápida entre vantagem / desvantagem e bônus fixos.  

Funciona assim: se você precisar rolar 5 ou mais no d20 (coluna a), você tem 80% de chance de sucesso (coluna b), ou cerca de 96% se tiver vantagem, ou 64% se tiver desvantagem - o que significa que, neste caso, a vantagem ou desvantagem é equivalente a um bônus ou penalidade de 3,2 (arredondado para 3 na última coluna).

Se você precisa tirar 11 no dado, ter vantagem é parecido com um bônus de +5.
Número necessário no d20
Chance (%)
Vantagem 
(%)
Desvantagem
(%)
Bônus
 Arredondado 
1
100.00
100.00
100.00
0
0
2
95.00
99.75
90.25
0.95
1
3
90.00
99.00
81.00
1.8
2
4
85.00
97.75
72.25
2.55
3
5
80.00
96.00
64.00
3.2
3
6
75.00
93.75
56.25
3.75
4
7
70.00
91.00
49.00
4.2
4
8
65.00
87.75
42.25
4.55
5
9
60.00
84.00
36.00
4.8
5
10
55.00
79.75
30.25
4.95
5
11
50.00
75.00
25.00
5
5
12
45.00
69.75
20.25
4.95
5
13
40.00
64.00
16.00
4.8
5
14
35.00
57.75
12.25
4.55
5
15
30.00
51.00
9.00
4.2
4
16
25.00
43.75
6.25
3.75
4
17
20.00
36.00
4.00
3.2
3
18
15.00
27.75
2.25
2.55
3
19
10.00
19.00
1.00
1.8
2
20
5.00
9.75
0.25
0.95
1

Como você pode ver, contanto que você precise rolar algo entre 8 e 14, o bônus / penalidade ter ter vantagem/desvantagem é equivalente a +5/-5, ou um pouco menos. 

Mas se você precisa de um 20 no dado para ter sucesso, ter vantagem é apenas equivalente a um bônus de +1 - o que não é tão ruim assim, já que dobra suas chances de sucesso. Por outro lado, a magia "Bênção" geralmente é melhor do que ter vantagem se você precisa de um 19 ou 20 no dado! 

O bônus / penalidade médio é 3,5 - o que equivale a rolar um d6 e adicioná-lo ao d20 (observe que desconsiderei a linha "1", já que não há sentido em rolar se você precisar rolar 1 ou mais - e se você tem uma solução diferente, explique o seu raciocínio nos comentários).

Também vale lembrar que essa comparação não leva em consideração os benefícios de um 20 natural (como um acerto crítico, etc.).

Se a média é 3,5, porque usamos +5 ou menos 5 no caso de percepção passiva, por exemplo? Bom, considerando os níveis de CD (Classes de Dificuldade) e os atributos/proficiências/armadura dos inimigos que você vai encontrar durante o jogo, é bem provável que o número que você precisa tirar no d20 para ter sucesso fica entre 8 e 14, mesmo.


Esses números não são tão difíceis de lembrar (mas também não são tão fáceis). Você pode achar mais fácil ajustar suas chances de fracasso, ao usar a vantagem, ou suas chances de sucesso, ao usar a desvantagem. Por exemplo, você sabe que tem 20% de chance de rolar 17 ou mais - com desvantagem, isso cai para 4% apenas (20% vezes 20%). Se você tem vantagem, por outro lado, sua chance de falha cai de 80% para 16%, o que é 80% de 80% (fonte). Ou apenas memorize a tabela acima.

Não estou defendendo a substituição da vantagem / desvantagem por outra coisa*. Mas esse conhecimento pode ser útil de muitas maneiras: para calcular rapidamente suas chances ao rolar dois d20s, comparar vantagem / desvantagem a vários bônus e penalidades (cobertura, bênção, etc.), traduzir vantagem / desvantagem para outras formas de D&D e assim por diante. 

Melhor ainda, agora você pode rolar dez d20 se dez goblins estiverem atacando o grupo com vantagem**, em vez de rolar vinte vezes! 

* Na verdade, eu realmente gosto dessa mecânica. O mais legal nisso tudo é que a vantagem é SEMPRE muito relevante para suas chances. Mesmo nos extremos (quando você precisa de um 20 natural, por exemplo), lembre-se de que o bônus de +1 dobrará suas chances! O que se enquadra no domínio da granularidade razoável para mim. 

** Mesma fonte - obrigado, Rob Conley! Além disso, cada 19-20 deve ser um crítico se você usar este sistema em vez de vantagem.

E você, gosta dessa mecânica? Me diga o que acha nos comentários!

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