Eu preciso criar um sistema, ou ser escravizado pelo de outro homem. Eu não vou raciocinar e comparar; meu negócio é criar.

- William Blake

Monday, December 30, 2019

O Tarrasque ficou FRACOTE?

Eu fiz um video para o canal GONG sobre o Tarrasque, "o monstro mais temido do plano material", e como ele ficou meio fracote na 5ª edição do D&D:


Claro que o Tarrasque ainda é um monstro muito poderoso na 5ª edição. Mas comparando com outros monstros da 5ª edição, e vendo as edições anteriores, ele ficou bem menos impressionante.

Como eu descrevo no video, o fato do Tarrasque ter perdido suas habilidades me incomodou justamente por "estragar" a idea da "Cidade sobre o Tarrasque", que foi invetada há mais de dez anos no RPGNet e depois um pouco aprimorada no Reddit (e em vários outros lugares). Dê uma olhada (em inglês):

https://forum.rpg.net/index.php?threads/d-dish-the-city-built-around-the-tarrasque.261519/
https://www.reddit.com/r/DnD/comments/2rtwn3/the_city_built_around_the_tarrasque/

Caso você não leia em inglês, eu dou uma explicada no video, mas a ideia é basicamente uma cidade inteira construída em volta da de um Tarrasque preso, arrancando as partes dele enquanto ele se regenera.

Eu até imagino que ele não precisa estar vivo... Mas talvez uma carcaça semi-viva, alternando entre períodos de hibernação, raiva e dor.

Fonte.
Agora, imagina o Tarrasque enterrado sob um castelo... Talvez nem todos saibam que ele está, só a nobreza, alguns cultistas, alguns açougueiros... A cidade tem terremotos de tempos em tempos, os nobres são meio mutantes, tem trolls demais na região, etc.

E os jogadores começam a se meter nessa história sem saber o que está acontecendo. Quem sabe, se ajudarem o rei, eles podem ser convidados para alguns dos banquetes peculiares da nobreza, em que servem uma carne, que, dizem, tem propriedades mágicas...

Talvez eles possam participar da invasão dessa cidade maligna (quem sabe um império em expansão, que começou a ficar poderoso de repente), sem saber da existência do Tarrasque - imagine quando descobrirem o bicho lá, vão fazer o quê depois de terem destruído a nobreza que o mantinha preso? Talvez os carcereiros e açougueiros já tenham fugido enquanto a cidade era derrotada!

Ou talvez o contrário - os personagens são chamados para defender uma cidade que vai ser atacada por bandidos, que cobiçam as supostas riquezas ali existentes... Mas essas riquezas foram justamente criadas com pedaços de Tarrasque!

Eu fiz uma aventura de uma página com uma premissa semelhante há um tempo... Está em inglês, mas pode servir de inspiração.

Veja ela aqui.

No comments:

Post a Comment