Eu preciso criar um sistema, ou ser escravizado pelo de outro homem. Eu não vou raciocinar e comparar; meu negócio é criar.

- William Blake

Sunday, December 15, 2019

SACRIFÍCIO - regra alternativa para D&D 5e - você está disposto a MORRER por isso?

Essa é uma regra alternativa ("house rule") para D&D 5e.

Funciona assim: quando o personagem é reduzido a 0 pontos de vida, você pode escolher deixá-lo consciente... mas isso é perigoso.


Em suma: quando o personagem é reduzido a 0 pontos de vida, você pode escolher deixá-lo consciente, se ele estiver disposto a lutar até a morte.

Na teoria, o jogador vai considerar as motivações do personagem, sua história, etc., mas na prática  a escolha é dele (basta justificar).

Se ele quiser ficar inconsciente, ele fica, e pronto.

Se ele decidir continuar lutando, faz desde logo uma salvaguarda de morte.

A regra alterada fica assim (fonte):

Salvaguarda de Morte

Quando inicia seu turno com 0 pontos de vida, você deve fazer uma salvaguarda especial, chamada salvaguarda de morte, para determinar se você rasteja para mais perto da morte ou se se agarra à vida. Ao contrário de outras salvaguardas, esta não está vinculada a qualquer valor de habilidade. Você está nas mãos do destino agora, auxiliado apenas por magias e características que melhoram suas chances de sucesso em uma salvaguarda.
Jogue um d20. Se a jogada for um 10 ou mais, você é bem-sucedido. Caso contrário, você falha. Um sucesso ou falha não tem efeito por si só. Em seu terceiro sucesso, você torna-se estável (ver adiante). Em sua terceira falha, você morre. Os sucessos e falhas não precisam ser consecutivos; mantenha registro de ambos até que colete três de um tipo. O número de ambos é redefinido para zero quando você recupera qualquer ponto de vida ou torna-se estável.
Tirando 1 ou 20. Quando você faz uma salvaguarda de morte e tira um 1 no d20, role na tabela abaixo. Se você tirar um 20 no d20, você recupera 1 ponto de vida.
Tabela da morte:
1 - Isso conta como duas falhas de salvaguarda de morte ao invés de uma.
2 - Ganhe um nível de exaustão.
3 - Cicatriz permanente.
4 - Deficiência temporária.
5 - Deficiência permanente.
6 - Cai inconsciente.
[etc....]

Qual o sentido dessa regra?

Deixar os personagens escolherem se vão lutar até a morte é dramaticamente apropriado... e bem legal.

Note que os personagens ainda podem morrer se escolherem ficar inconscientes, mas isso pé mais raro. Personagens inconscientes podem ser capturados, etc.

É legal pra os jogadores também, eles tem uma escolha maior sobre o destino dos personagens, tomando a responsabilidade em suas próprias mãos.

(Aqui tem uma versão em inglês dessa regra).

No comments:

Post a Comment